Canário do Reino ou Canário Belga é uma ótima opção para quem quer um animal de estimação, mas não dispõe de muito espaço ou tem crianças alérgicas a cães e gatos. Sua expectativa de vida é de 15 anos, portanto você terá um companheiro de longa data.

Além disso, são aves que requerem poucos cuidados em termos de alimentação, higiene e manejo. Você poderá alimentá-lo com ração específica para canários, mistura de sementes, frutas, legumes e verduras. Evite alface, abacate e batata. A higiene é simples: lavar comedouro e bebedouro, e limpar o fundo com as fezes uma vez ao dia; lavar os poleiros uma vez por semana. 

O manejo consiste em deixar a gaiola longe de corrente de vento e sem exposição ao sol. O canário macho vai cantar mais se estiver sozinho, mas não há nada que o impeça de criar um casal em uma mesma gaiola. Entretanto é importante ressaltar que a gaiola deve oferecer espaço suficiente para a ave esboçar seu comportamento natural de voo, de esticar as asas e pernas e, se locomover livremente.

O sol é extremamente importante no desenvolvimento e manutenção das aves. Entretanto, 10 minutos diários antes das 10h e após as 16h são suficientes.

Quando for escolher o seu, lembre-se que somente os machos cantam. As fêmeas também vocalizem, mas são apenas alguns piados.

Como todo animal silvestre, deve ser levado a um médico veterinário especializado, duas vezes ao ano para consulta de rotina.

Gaiavet – a saúde do seu animal começa aqui.