Primeiramente vamos conhecer melhor o seu bichinho?

Jabutis são terrestres, onívoros, seu peso pode ultrapassar 12kg e eles podem viver entre 80 e 110 anos! Possuem casco ósseo, membros robustos e cilíndricos, que dão força e tração para locomoção de sua carapaça, e sangue frio.

E o que tudo isso significa?

Como são onívoros, se alimentam praticamente de qualquer coisa. Os que vivem na natureza, comem desde folhagens suculentas, capim, grama e botões de flores, até pequenos animais como moluscos, insetos e caramujos.

O jabuti de estimação, que vive em cativeiro, precisa ter uma dieta similar. Para oferecer a ele uma alimentação adequada siga a orientação abaixo:

  • 80% de folhas e vegetais como couve, brócolis, escarola, rúcula, agrião, espinafre, folha de beterraba, repolho, couve-flor, abóbora, brotos diversos, cenoura, beterraba, vagem, batata-doce, milho, feijão, ervilha, pétalas de rosa, flor de hibisco, flor de ipê amarelo, grama.
  • De 10 a 20% de frutas como banana, maçã, mamão, uva, pêra, nectarina, melão, melancia, amora, pêssego, tomate e abacate, 5 vezes na semana.
  • De 5 a 10% de proteína animal como carne bovina magra (carne moída crua); frango cozido em água e desfiado; ratos recém-nascidos (você pode comprá-los congelados na internet, mas sirva-os após descongelar naturalmente); sardinha fresca sem espinhos ou enlatada se conservada em água, não óleo; e ovo cozido, servidos 1 a 3 vezes na semana.

Faça a combinação das refeições na semana, da seguinte maneira: dê folhas e vegetais todos os dias, frutas pelo menos 5 vezes por semana, e proteína animal de 1 a 3 vezes.

Para o desenvolvimento correto do casco, é extremamente importante que ele consuma cálcio. Casca de ovo é uma ótima opção, você precisará triturar e torrar no forno para guardar como um pó. Misture meia colher de chá em 30g de carne e dê 3 vezes na semana. Se necessário, compre cálcio líquido, encontrado facilmente em lojas de produtos para animais.

Diariamente limpe o comedouro e o bebedouro, e faça a troca de água.

Se você optar por dar ração, escolha ração extrusada ou pellets, que são encontradas em lojas especializadas, mas complemente a dieta com fibras!

Leve-o ao médico veterinário especializado para vermifugação pelo menos 1 vez ao ano.