Já falei um pouco sobre os canários serem ótimos pets, leia aqui, e hoje vou dar algumas informações sobre a reprodução deles. Estamos próximos da época ideal – de Julho a Dezembro, então se quiser ver filhotinhos nascendo, fique ligado nas nossas dicas.

 

APRESENTE O CASAL.

Aproxime as gaiolas do macho e da fêmea para que eles se conheçam. Após alguns dias, você vai perceber que as aves estão mais próximas, este é o momento de juntar as gaiolas pelas portinhas e deixar que eles se encontrem naturalmente para se “conhecerem melhor”.  Depois deste período deixe as duas aves na mesma gaiola, de preferência na gaiola do macho.

 

PREPARE O TERRENO.

Você vai precisar preparar o terreno para o ninho. Os canários não chocam em caixas então improvise um recipiente em formato de concha, ou compre em uma loja pet, e coloque algumas tirinhas finas de papel, crina de cavalo ou fios de corda de sisal, como na foto.

 

FIQUE ATENTO.

Os ovos vão aparecer de 10 a 30 dias após o acasalamento, isso é muito variável, tenha paciência.

Preste atenção no comportamento da fêmea, se ela ficar amuada, tiver dificuldade para comer ou defecar, e ficar com as penas arrepiadas, pode ser que ela esteja enfrentando problemas para botar. É preciso levar o animal com urgência em um especialista para evitar maiores complicações e até morte.

O período de incubação – tempo que a fêmea choca os ovos – vai de 12 a 18 dias. Os filhotes vão sair naturalmente da casca do ovo e as vezes eles se atrasam, então não se apresse em descartar os ovos após o período. Após 30 dias da postura do último ovo, se não houver nascimento, quebre os ovos descarte-os para que a ave faça uma nova postura.

 

VARIE A ALIMENTAÇÃO.

Depois que os filhotes saírem da casca, não interfira na criação dos pais para com os filhotes. Apenas varie a alimentação, colocando meio ovo cozido, uma vez por semana; folhas frescas verde escuras, como couve, almeirão, rúcula todos os dias; frutas e milho verde.

 

Importante lembrar:

  • Um canário atinge a maturidade sexual por volta dos 12 meses.
  • O sol é extremamente importante no desenvolvimento e manutenção das aves. 10 minutos diários antes das 10h e após as 16h0 são suficientes.
  • Muito cuidado no manuseio da gaiola, se tiver muito agito, a fêmea pode abandonar o ninho.