Esta semana tratamos de uma corn snake com infecção no globo ocular, em função da troca dele pele, então decidi deixar aqui algumas dicas e informações para quem tem uma.

Assim como qualquer outra serpente, elas trocam de pele para que seu corpo possa crescer. Uma cobra jovem troca de pele mais ou menos a cada 4 semanas e uma cobra adulta de 5 a 8 vezes por ano.

É fácil identificar quando sua cobra está entrando na fase de muda, pois seus olhos começam a ficar acinzentados. O ciclo dura mais ou menos 6 dias e você não deve interferir, pois a natureza dá conta do recado. Entretanto, é importante estar atento ao comportamento do animal. Fique ligado nas dicas abaixo.

  • É normal que ela não queira comer.
  • As cobras não possuem pálpebras, então durante a troca da pele sua visão é afetada.
  • Evite o manuseio durante todo o período, o animal está mais sensível e não está enxergando bem.
  • Certifique-se de que o terrário esteja bem úmido, se possível coloque uma bacia de musgo úmido.

Os problemas de pele estão normalmente ligados a: manejo, temperatura e umidade, idade e donos muito preocupados que tentam ajudar o animal na troca da pele. A aparência da pele de um réptil fornece muita informação sobre sua saúde, então esteja sempre atento e se perceber algum problema procure um médico veterinário especializado.