Assim como o ser humano, em uma mudança de temperatura, os animais também sentem quando o clima está diferente.

Diminuição de temperatura, alteração de umidade do ar, aumento da velocidade do vento e diminuição da luminosidade diária são os fatores principais levados em consideração neste período.

Como estamos falando de pets exóticos, temos que levar em consideração a especificidade de cada espécie. Dentre elas destacamos as aves e répteis.

As aves possuem uma cobertura natural que auxilia no combate ao frio; as penas. Observar a ave em sua gaiola é um ponto importante para sabermos se o animal está bem. Ela sempre deve estar no poleiro, alerta e ativa, cantando ou vocalizando durante o dia. As penas devem estar limpas e o animal não deve se encontrar ‘encorujado”, pois pode ser um sinal de perda de temperatura. Colocar o animal ao sol ao menos 10 minutos diários auxilia no controle da homeostase corporal, fazendo com que o animal aqueça as penas e o corpo. Preferencialmente no período da manhã, se não estiver ventando.

O vento também é um fator importante. Nunca deixe sua ave exposta a uma corrente de vento, independente do horário. No período noturno guarde a gaiola em um local onde não há exposição ao vento. Se isso não for possível, cubra a gaiola com um pano ou cobertor, sem deixar frestas para não resfriar demais a parte interna da gaiola.