Essa é a Patchola. Uma porquinha da india que passou por um desgaste dentário.
Os porquinhos são roedores mais rústicos, possuem 20 dentes, sendo 4 incisivos na frente, e mais 16 dentes no fundo. Eles são bem diferentes dos dentes humanos e dos outros pets mamíferos, sendo que a principal diferença é que eles crescem durante toda a vida.

Isto tem a ver com o tipo de alimentação, pois na natureza eles se alimentam da vegetação que estiver disponível (geralmente capim). Com isto os porquinhos-da-índia precisam comer grandes volumes de alimento para satisfazer suas necessidades de calorias, e consequentemente o atrito entre os dentes e a abrasividade dos alimentos levam a um desgaste acentuado da dentição, que é compensado pelo crescimento contínuo dos dentes.

Portanto, na natureza, existe um equilíbrio perfeito entre o crescimento e o desgaste dos dentes e assim a saúde bucal é mantida.

Já no ambiente doméstico, dificilmente o tutor consegue reproduzir uma alimentação igual a natural e isto pode afetar a saúde oral deles. O fornecimento de ração, frutas e outros petiscos é muito calórico para os porquinhos-da-índia e não exige que eles triturem grandes volumes de alimento, diminuindo consideravelmente o desgaste dos dentes. E como os dentes continuam sempre crescendo, eles começam a ficar grandes e podem causar problemas.

Por isso, a Patchola foi submetida a um procedimento de desgaste dentário, para que fosse feita a correção desse desgaste e voltasse a se alimentar normalmente.

 

Dr. Diego Alaska