Project Description
Caso Completo
Deu entrada para atendimento de emergência o Tuga, um jabuti de 5 anos de idade. Seu tutor notou que o animal expôs o pênis e durante 3 dias não conseguiu recolher, ao exame físico foi visto vários pontos de necrose e sujidades. O pênis prolapsado rapidamente fica edemaciado (inchado), a perfusão sanguínea (circulação) do órgão fica comprometida e o pênis começa a necrosar. Neste caso a única opção é a amputação do pênis, que para esses animais a única função é copular, portanto como não há interesse em reprodução pelo tutor a melhor opção pro animal foi a amputação total.
Tratamento de suporte pré-cirúrgico com analgesia e antibioticoterapia seguido de um procedimento limpo e seguro. Pós operatório com acompanhamento intenso, monitoramento de temperatura, analgesia, antibióticos, anti-inflamatórios, fluidoterapia e dieta adequada. Todos esses fatores são de extrema importância para total recuperação do animal.
Assim após passar 1 dia internado Tuga foi pra casa e teve uma recuperação excelente. No retorno já havia ganhado peso e sem sinais de dor, incomodo ou alterações dignas de nota.
Perguntas Frequentes
Nunca administre qualquer tratamento sem antes consultar nossos veterinários. Confira abaixo às perguntas mais frequentes em nossa clínica, ou acesse nosso blog.
– Os pets exótico e selvagens devem visitar o veterinário especialista pelo menos 2 vezes ao ano. De preferência, no período que antecede o inverno e o verão. Assim, o animal será preparado para a transição de estação.
– Não, porque os animais podem entrar em estado de choque causado pelo estresse, e consequentemente, ser levado a óbito. Salvo em exceção, os animais podem tomar um banho higiênico para o tratamento de doenças infecciosas.
– Depende! Os coelhos fazem uma autolimpeza que remove todo excesso de pelos. Já os animais com muito pelo, é recomendado uma tosa higiênica.
– Não! A anatomia das aves são naturais e não devem ser alteradas. O próprio animal faz o desgaste em poleiros de madeira e pedras próprias. Saldo em condições que os animais apresentam um aumento anormal do bico, onde o especialista fará o remodelamento da anatomia da ave.