Project Description
Caso Completo
A “Ellie”, uma twister de 1 ano e 6 meses de idade pesando 280g chegou na Gaiavet para atendimento.
Seu tutor notou um aumento de volume na perna direita dela já algum tempo e percebeu que aumentou de tamanho nas últimas semanas.
Após realizado a consulta seguida de exame clínico completo e exames complementares, foi identificado um crescimento anormal aparentando ser um nódulo com uma textura firme e formato circular em sua perna direita. Depois uma conversa com o tutor o mesmo optou por resguardar a integridade do animalzinho lhe oferecendo qualidade de vida e evitar transtornos futuros, assim seguimos com a Ellie para o centro cirúrgico para ser retirado
aquele nódulo.
Após instituído protocolo pré-anestésico e preparo do paciente foi realizado sua sedação e iniciado a cirurgia. A Ellie foi submetida ao procedimento cirúrgico que foi muito satisfatório, rápido e sem intercorrências.
Logo após o procedimento teve um retorno da anestesia bem satisfatório e em pouco tempo já estava se alimentando normalmente. O tutor foi informado que pode ocorrer novamente esse problema com a Ellie, então optou por enviar o material para biópsia em laboratório.
Novas recomendações de dieta e manejo foram repassadas ao tutor que preza pela qualidade de vida e bem estar do seu animalzinho. Após se recuperar em casa a Ellie retornou pra retirada dos pontos e recebeu alta médica.
Conheça o comportamento do seu animal e esteja atento à anormalidades quando andar, pular, correr ou brincar, assim você pode prevenir que problemas pequenos se tornem problemas maiores.
DICA GaiaVET:
Faça um check-up semestral da saúde do seu animalzinho com um médico veterinário especialista no assunto.
Nós apoiamos essa idéia.
* Publicação autorizada pelo tutor do animal.
* Conteúdo desenvolvido por Eduardo KFouri Pala, aprimorando do 9º período do curso de Medicina Veterinária na faculdade UNIRP.
* Supervisão Prof. M.V. Esp. Fábio Franco
Perguntas Frequentes

Nunca administre qualquer tratamento sem antes consultar nossos veterinários. Confira abaixo às perguntas mais frequentes em nossa clínica, ou acesse nosso blog.
– Os pets exótico e selvagens devem visitar o veterinário especialista pelo menos 2 vezes ao ano. De preferência, no período que antecede o inverno e o verão. Assim, o animal será preparado para a transição de estação.
– Não, porque os animais podem entrar em estado de choque causado pelo estresse, e consequentemente, ser levado a óbito. Salvo em exceção, os animais podem tomar um banho higiênico para o tratamento de doenças infecciosas.
– Depende! Os coelhos fazem uma autolimpeza que remove todo excesso de pelos. Já os animais com muito pelo, é recomendado uma tosa higiênica.
– Não! A anatomia das aves são naturais e não devem ser alteradas. O próprio animal faz o desgaste em poleiros de madeira e pedras próprias. Saldo em condições que os animais apresentam um aumento anormal do bico, onde o especialista fará o remodelamento da anatomia da ave.