Com o verão, vem cuidados especiais para o seu pássaro! Preste bastante atenção nas dicas porque seu bichinho pode vir a morrer com o superaquecimento, ou hipertermia.

Primeiramente, nunca deixe sua ave pendurada sob teto que retenha calor, como telhas de amianto, zinco ou lonas escuras. O local ideal para ela é fresco e com fluxo de ar constante.

Todas as aves devem tomar banho de sol diário de pelo menos 10 minutos, para poder sintetizar cálcio e vitamina D3. Entretanto, é muito importante que seja em horário adequado, porque o sol pode feri-las, assim como os humanos. Antes das 10h da manhã e 4h da tarde é o ideal!

Para amenizar os riscos do aumento de temperatura, coloque um recipiente com água para que o animal possa se banhar quando sentir necessidade.

Se você perceber que ele não se banha sozinho, borrife água a uma distância de 30 cm. Faça com calma e cuidado para não estressar o animal.

Bico aberto, asa caída, respiração ofegante, dificuldade em empoleirar, secreção oral e tremores são sinais de um provável superaquecimento, já em estado grave. Tente resfriar sua ave com as dicas abaixo e leve-o imediatamente a um médico veterinário especializado.

  • Remova a ave imediatamente do local onde está acondicionada e leve-a para um local fresco e calmo
  • Tente resfria-la, gradativamente, com borrifadas de água, especialmente nas áreas sem penas, como os pés
  • Se for possível tocar a ave (as vezes o estresse aumenta só de pega-la e o quadro pode se agravar), tente colocar seu bico e ou seus pés, próximo a um fluxo de água corrente
  • Jogue algumas gotas de água levemente na nuca da ave

IMPORTANTE:

  • Cuidado para não afogar a ave, leve em conta o tempo de deglutição e a posição de suas narinas
  • Nunca resfrie a ave bruscamente, por exemplo, colocando-a totalmente submersa na água, pois pode desencadear um choque térmico e levar a morte