Coronavírus em animais

Este é um vírus adaptado somente aos seres humanos e não há nenhuma prova que ele afete animais. E embora o vírus “pareça ter surgido de uma fonte animal”, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), não há nenhuma indicação de que animais de estimação possam ter e/ou transmitir o SARS-CoV-2 (o nome técnico do vírus que causa o COVID-19) às pessoas.

Animais em geral, incluindo os animais exóticos e silvestres podem ter problemas respiratórios e febre quando ficam doentes, mas isso não significa que estão doentes com o COVID-19. É fato que existem outros tipos de coronavírus que afetam os animais, mas não é o COVID-19 e não são transmitidos aos humanos.

Coronavírus em animais: O seu pet não corre risco!

O COVID-19 não é um problema relacionado aos animais de estimação, mas cabe lembrar que os todos animais podem transmitir muitas outras doenças (virais, fúngicas e bacterianas) para seus companheiros humanos, incluindo raiva, leptospirose, listeriose, salmonela, entre outras. A melhor e única maneira de prevenir problemas é cuidar da saúde de seu animal e adotar medidas de higiene. Mantenha a saúde do seu animal de estimação sempre atualizada (consultas, vacinas, limpeza, alimentação, etc.). Cuide da limpeza do ambiente com o uso regular de desinfetantes, incluindo hábitos regulares de higiene em relação ao animal, como por exemplo: lavar as mãos após limpar a gaiola do animal.

O mais importante

Se notar alguma alteração na saúde do seu animal (vômito, diarréia, problemas respiratórios ou variações em sua atividade ou comportamento) não deixe de consultar um médico veterinário. Ao cuidar do animal você também está cuidando da saúde das pessoas de sua casa.

O COVID-19 pode ser o destaque do momento, mas não é um problema para seu animal ou que ele passe para as pessoas. Há muitas outras doenças que merecem igual atenção, por isso, mesmo neste período de “restrição”, não deixe de socorrer seu animal, a saúde dele tambem é importante para a sua e de toda a sua família.

Coronavírus em animais: Quarentena

Prepare-se para uma possível quarentena, como o COVID-19 continua a se espalhar por todo o país, inclua seu animal de estimação nos planos que você e sua família façam, lembre-se também de estocar alimentos e suprimentos para seus animais.

Se seu animal estiver tomando alguma medicação de longo prazo, converse com nossos veterinários sobre a obtenção de medicamentos extras para garantir que ele não acabe, caso você ou sua comunidade passem por quarentena.

Aviso sobre Coronavírus em animais:

Durante este período vamos proibir o acesso de pessoas ao nosso hotel e restringir o horário de visita aos animais internados, pedimos para quem quiser saber informações sobre seu animal que está sob nossos cuidados por favor utilize o telefone e WhatsApp. Aconselhamos que venha uma única pessoa com o animal em consulta e que evitem trazer junto crianças e pessoas idosas.

E se você ou alguém em sua casa tiver um resultado positivo para o COVID-19, coloque seu animal também em quarentena, evite passeios desnecessários, banho e tosa, estética.

Agende uma consulta pelo whatsapp ou fale através de nosso formulário