Porquinho da Índia, uma ótima opção de pet

Posted on Posted in Cuidados básicos, Pet

O Porquinho da Índia é uma ótima opção de pet, especialmente para quem tem crianças pequenas.

Eles são dóceis, sociáveis (com humanos e outros animais), não oferecem perigo, não exigem grandes gastos, não demandam muito espaço, não geram mau cheiro. São mamíferos roedores, não precisam de banho pois realizam com frequência a auto- limpeza.

Parece fácil, não? Sim, mas todo animalzinho precisa de cuidados específicos.

AMBIENTE

O ideal é ter uma gaiola de 90 cm x 90cm x 30cm (quanto maior melhor!) para um porquinho da índia. Mas como eles são animais que vivem em grupo, seria interessante você ter dois bichinhos, daí a gaiola ideal seria de 120cm x 80cm x 30cm.

Dê preferência às gaiolas que possuem uma grade entre o chão e o local das fezes, elas são fontes de microrganismos que causam doenças. Limpe diariamente com água, bucha e sabão. Limpe também os recipientes de água e comida e recolha os restos de alimentos.

Caso você opte por ter dois animais, o ideal é aproximá-los aos poucos em um ambiente neutro, para evitar disputas por territórios. Caso os animais comecem a se estranhar, o ideal é castrar um ou os dois animais.

ALIMENTAÇÃO

A maioria das doenças que afetam os porquinhos da índia tem origem nutricional, então a alimentação precisa de cuidado redobrado.

Eles são herbívoros! Deixe capim ou feno disponível na gaiola o dia todo, à vontade. Sirva uma porção de legumes e verduras por dia (crus ou cozidos no vapor). Uma ração específica e balanceada também deve ser deixada à vontade. Evite batata, alface, abacate, feijão.

Por não produzirem vitamina C, faz se necessário a suplementação. Uma gota na boca diariamente e banhos de sol diários, uns 10 minutinhos, para a absorção de vitamina D.

Por fim, eles são brincalhões, gostam de carinho, fazem barulhinhos muito fofos e você pode escolher entre várias raças!

E lembre-se: eles precisam de acompanhamento veterinário ao menos 2 vezes ao ano. Procure sempre um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *